Evidências da ressurreição atraem os céticos




Noticias Gospel - A ressurreição de Jesus é um dos princípios básicos da fé cristã, e, portanto, também um dos mais questionados desde o ceticismo. No entanto, as evidencias da ressurreição estão ajudando uma geração cética à próxima da fé cristã, explicou Gary Habermas, diretor do Departamento de Filósofa e Teologia em Liberty University, durante uma conferência no Congresso da apologética que organizada no Seminário do Sul, que aconteceu no fim de semana passado.
Habermas é um especialista no estudo da ressurreição de Jesus Cristo. Ele já escreveu 18 livros e mais de 100 capítulos de livros e artigos de revistas sobre o assunto. Seu próximo livro pretende transmitir ao longo de 3.000 páginas o trabalho de sua vida.
A ressurreição como um fato histórico tem recebido muitos ataques do campo acadêmico, reconhece Habermas . Um dos críticos mencionados foi  Bart Ehrman, um ex-cristão evangélico que tornou-se agnóstico. Ehrman é atualmente Professor de Estudos Religiosos da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, e escreveu e editou mais de 25 livros sobre a vida de Jesus e o Novo Testamento. Vários de seus livros têm aparecido na lista de bestsellers do New York Times, incluindo o recente “Como Jesus tornou-se Deus: o triunfo de um pregador judeu da Galiléia.”
Evidencias desde textos aceitos pela critica
Se você ama a Jesus Cristo, clique em 
Para contrariar estas tendências, Habermas disse em seus estudos que somente utiliza provas aceitas pelos críticos, aqueles que negam que a ressurreição ocorreu. Dado que os críticos admitem que Paulo fosse uma figura histórica, teve uma experiência de conversão genuína e escreveu sete das treze cartas do Novo Testamento, Habermas se concentra em sete epístolas paulinas (Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e Filemom) para seus estudos. Em particular, 1 Co 15 é uma passagem central.
Os críticos também reconhecem que Paulo teve sua experiência de conversão entre um e três anos após a morte de Jesus, explica Habermas. Em Gálatas, Paulo disse que ele foi a Jerusalém, três anos após isso. Quatorze anos depois, segundo conta  Paulo em Gálatas 2, voltou para Jerusalém e encontrou com três pessoas que conheciam melhor a Jesus – Tiago, João e Pedro.
Tendo em conta que alguma crítica – como Ehrman – não aceita a autoria tradicional dos quatro Evangelhos, este encontro seria o relato mais antigo de pessoas que haviam sido testemunhas da vida de Jesus, diz Habermas.
A importância das cartas de Paulo
Parafraseando Gálatas 2: 2 (“E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.”) Habermas disse que é nesse segundo encontro em Jerusalém, onde Paulo comparou o que  havia estado pregando com os outros apóstolos haviam pregado, para verificar que todos compartilhavam a mesma mensagem.
“Isso é importante”, disse Habermas, “porque isso significa que a mensagem do Evangelho é pregado apenas um ou dois anos depois que Jesus morreu na cruz.” Em outras palavras, Tiago, João, Pedro e Paulo pregaram a mesma mensagem, e os primeiros que fizeram ainda antes de Paulo, e até mesmo os críticos reconhecem que esta mensagem foi pregada um ou dois anos após a crucificação. “Esta é uma prova de que até mesmo os críticos da historicidade dos Evangelhos e Atos reconhecem” Habermas explica.
Estes relatos dos primeiros testemunhos que inclusive os críticos aceitam são “argumentos muito importantes para defender a ressurreição” como um fato histórico, disse Habermas. “É por isso que uma geração de céticos está aberta para a evidência para a ressurreição hoje”, acrescentou.
Portal Padom

Entre evangélicos, apenas Manoel Ferreira apoia Dilma; Aécio recebe apoio de Robson Rodovalho e Renê Terra Nova Publicado por Tiago Chagas em 15 de outubro de 2014





Com a proximidade do fim da campanha eleitoral, os apoios políticos de lideranças evangélicas aos dois candidatos a presidente da República vão sendo definidos e o atual cenário é que apenas o bispo Manoel Ferreira, da Assembleia de Deus em Madureira, manifestou simpatia a Dilma Rousseff (PT).
Aécio Neves (PSDB) tem recebido apoio de líderes evangélicos desde a definição de que ele seria o adversário de Dilma no segundo turno. No último domingo, 12 de outubro, Marina Silva (PSB), terceira colocada nas eleições, manifestou seu apoio formal à candidatura do senador mineiro.
No primeiro turno, Marina se tornou favorita a receber os apoios dos evangélicos caso chegasse ao segundo turno. Como a ex-senadora foi vencida por Aécio nas urnas, os pastores Silas Malafaia, Marco Feliciano (PSC), Valnice Milhomens e Augustus Nicodemus Lopes manifestaram seus votos no tucano.
O pastor Everaldo Pereira (PSC), que disputou o primeiro turno e ficou em quinto lugar, também declarou seu apoio a Aécio Neves, juntamente com outros partidos que eram concorrentes antes.
Agora, outros líderes evangélicos têm manifestado seu apoio a Aécio, como o bispo Robson Rodovalho, da igreja Sara Nossa Terra, e o apóstolo Renê Terra Nova, do Ministério Internacional da Restauração (MIR), segundo informações do jornal Estado de Minas.
Já Dilma Rousseff conta com o apoio declarado de Manoel Ferreira, e nos bastidores, comenta-se que o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, também seja favorável à reeleição da presidente.
No entanto, Macedo ainda não falou abertamente sobre seu voto e chegou a publicar um artigo escrito por uma colaboradora com severas críticas ao atual governo e orientando os fiéis a escolherem o voto com cautela, levando em consideração as propostas para o país.

Debate na Band

Ontem a Band realizou o primeiro debate do segundo turno, e os candidatos Dilma e Aécio estiveram frente a frente, com liberdade de escolha dos temas a serem discutidos.
O formato do programa permitia que Dilma e Aécio escolhessem os temas que queriam perguntar um ao outro, sem intervenção do mediador, o jornalista Ricardo Boechat.
A troca de farpas e críticas entre os dois foi intensa e houve momentos de tensão, porém o debate de ideias a serem implementadas nos próximos anos ficou prejudicado por conta dos ataques de ambos os lados.
A Band registrou média de 11 pontos de audiência no Ibope, contra 14 da Globo. De acordo com o jornalista Lauro Jardim, o número de espectadores do debate foi o dobro do registrado no primeiro turno.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/evangelicos-apenas-manoel-ferreira-apoia-dilma-71921.html

ADENDO ADHT: Quem não lembra dos interesses econômicos e políticos do Bispo Manoel Ferreira, da Assembleia de Deus em Madureira? 

Este bispo há poucos anos atrás tomou uma atitude polêmica e errônea do ponto de vista espiritual ao se aliançar ao Reverendo Moon, como se pode ver abaixo:


1). BISPO MANOEL FERREIRA E SEU FILHO MENTEM....clique no link:


2). BISPO MANUEL FERREIRA ALIANÇADO COM REVERENDO MOON...clique nos links abaixo:                            
http://www.liveleak.com/view?i=9d0_1285347535
http://www.youtube.com/watch?v=C2XgHBvhsBI

  -à Este mostra o que é a seita do Rev.Moon

http://www.youtube.com/watch?v=WjAV6CUQVaE

PT perde a eleição se o PSDB veicular isso na TV




ATENÇÃO: ESTE VÍDEO FOI GRAVADO NO SENADO BRASILEIRO....DÁ PARA ACREDITAR QUE ATÉ OS SENADORES ESTÃO SEM FORÇA PARA IMPEDIR QUE O PT, DILMA E LULA CONTINUEM ATUANDO LIVREMENTE NO BRASIL, SAQUEANDO OS COFRES DA PETROBRÁS, FALCATRUAS FINANCEIRAS COM A TRANSPETRO, MENSALÃO E OUTROS.

NÃO DÁ MAIS, PRECISAMOS PROMOVER UMA MUDANÇA GERAL NO BRASIL....FORA DILMA, PT, COLIGADOS COMUNISTAS E LULA.


Posted: 16 Oct 2014 06:53 AM PDT





Magno Malta anuncia criação de frente parlamentar contra a legalização d...

“Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” Por Josiel Dias





Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. “Em vez disso, devíeis afirmar: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Tiago 4:14-15
Todos os dias fazemos muitos planos, fazemos muitos projetos, o texto base dessa devocional nos mostra claramente que nossa vida, nossos planos e projetos passam pelo controle e aprovação de Deus. É tolice pensar que temos em nossas mãos tais controles, não temos nem poder sobre nossa própria vida, pois até o fôlego de vida vem de Deus e se Ele nos privar disso, morreremos. Veja o que diz o salmista sobre esse assunto: “Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó”. Salmos 104:29
Querendo Deus, faremos isso ou aquilo! Querendo Deus estarei lá, se Deus quiser e permitir viajarei! Quantas pessoas projetam algo, mas de uma forma inesperada todos os seus projetos são interrompidos. No ano passado perdi dois de meus colegas de trabalho em dois dias, um em uma quarta feira e outro no dia seguinte, quinta feira. Isso me fez refletir muito sobre quem somos, e que hoje existimos, mas amanhã quem sabe seremos saudades.
Entre esses dois colegas de trabalho que se foram, destaco ‘ uma pessoa ‘ pela forma que se foi. Essa pessoa tinha um cargo alto em nossa empresa. Estava passando um sério problema de saúde, e o seu caso requeria uma intervenção cirúrgica. Feitos todos os exames, inclusive o “risco cirúrgico”, operaria em uma quinta feira. Mas, contudo, todavia, na madrugada da quinta, horas antes da internação, seu coração parou… Infarto fulminante! Que pena! Todos exclamaram, ela resolveria o grave problema naquele mesmo dia. Mas não deu tempo. Seus projetos e planos foram tragicamente interrompidos.
O outro colega também trabalhou normalmente conosco, riu, brincou, cumpriu seu horário de trabalho habitual, mas à noite após sair do trabalho foi ao ensaio de sua escola de samba favorita e enquanto sambava alegremente, também foi cometido de um infarto fulminante, ali mesmo na quadra da escola de samba. Com certeza meus amigos tinham muitos projetos, muitos planos, sonhos, mas jamais eles poderiam imaginar o que ocorreria em pouco tempo. Somos como uma nuvem; em um momento estamos em evidência, mas em poucos minutos podem soprar os ventos e nos desfazemos como as belas nuvens. “Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir”. Jó 7:9
Ninguém fica sabendo que vai partir no dia seguinte. Por isso devemos estar preparados.
Quantas histórias como essa se espalham todos os dias não é mesmo? Talvez você que está lendo essa reflexão sabe de algo semelhante de alguém próximo de você que precocemente se foi. Pessoa que ontem estavam conosco, mas hoje são eternas saudades. Não é porque nós nunca saberemos o dia certo de nossa partida que ficaremos pensando no amanhã. Devemos viver uma vida na dependência de Deus sabendo que tudo está no controle até nossa vida.
Faz sentido o que Jesus diz em Mateus 6:34 “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
Não há nada de errado fazer planos e projetos, não há nada de errado sonhar, projetar. O problema é quando eu ponho toda minha confiança em mim mesmo, no meu dinheiro achando que tenho em minhas mãos o poder sobre minha vida ou saúde e isso me garante muito tempo de vida. Jesus certa ocasião falou exatamente isso para uma pessoa que ele o chama de louco veja:
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Lucas 12:19-20
Perceba que Jesus faz menção a “esta Noite”. “Louco! esta noite te pedirão a tua alma; Talvez você esteja perguntando por que Jesus falou de noite? Aquele “louco” não poderia partir durante o dia? Claro que sim! A palavra noite está relacionada no “inesperado, imprevisível”. Algo que poderá acontecer a qualquer momento pelo qual não esperamos. Quantas pessoas fazem planos contando apenas com o que possuem, achando que sua fortuna, sua bela saúde garantirá acordar no dia seguinte? Dormem confiando em seus celeiros, em suas riquezas e dizendo: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Quem garante o amanhã? Quantas pessoas dormem e não acordam mais? Até hoje as palavras de Jesus ecoam; Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Entregue sua vida nas mãos daquele que pode tudo, entregue seu futuro em suas mãos, pois “Se Ele quiser amanhã se realizará” Hoje pela misericórdia estamos todos aqui vivos, mas amanhã não sabemos se acontecerá o que planejamos. Se Deus quiser amanhã aqui estaremos…
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Tiago 4:14
Viva cada minuto com excelência. Ame mais, afague mais, sorria mais, abrace mais, perdoe mais, viva cada minuto, cada segundo como se o amanhã não existisse. Deixe o amanhã nas mãos daquele que tem soberania e poder. Sonhe ouse sonhar, mas antes diga: Se Deus permitir, realizarei por sua vontade soberana meus projetos, meus sonhos.
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Salmos 3:5
Pb Josiel Dias

* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva 
responsabilidade dos respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião 
do Gospel Prime.

Boatos, mentiras e fakes: as canalhices do PT Por Thiago Cortês




Se o Diabo é o pai da mentira, os petistas são filhos obedientes.
Nunca antes na história deste País um partido gastou tanto tempo e dinheiro para lançar uma quantidade industrial de calúnias, mentiras e boataria suja contra um adversário.
O Partido dos Trabalhadores especializou-se na guerra suja com fakes, MAVS (militantes em ambientes virtuais), blogueiros sustentados com dinheiro de estatais e outros expedientes dignos de um grupo político autoritário que quer se manter no poder a todo o custo.
ni 200x200 Boatos, mentiras e fakes: as canalhices do PT Aécio Neves foi obrigado a deixar propostas em segundo plano e direcionar sua campanha para responder a todo tipo de baixeza dos petistas. Os ataques pioraram porque Aécio subiu nas pesquisas e tem chances reais de vencer a eleição.
O PT presta culto ao pai da mentira com uma avassaladora corrente de boatos, calúnias e difamações, como esta:
Na Bahia, onde Dilma conseguiu a vantagem de 3 milhões de votos sobre Aécio, o novo boato espalhado por cabos eleitorais petistas é o de que, se eleito, Aécio congelaria o salário mínimo. Na verdade, o candidato já se comprometeu, mais de uma vez, a manter o reajuste real do mínimo, mas a orientação da campanha de Dilma é martelar a tese de que Aécio promoveria um arrocho no benefício.
O candidato a presidente pelo PSDB publicou em sua página no Facebook o alerta sobre ataques do PT nas redes sociais. Aécio destacou que nas últimas 72 horas simpatizantes da de Dilma Rousseff acusaram os aliados de Aécio racismo contra nordestinos.
Acontece que os perfis de supostos aliados de Aécio são, na verdade, fakes usados justamente para difamar a imagem do tucano. E, “coincidentemente”, os petistas compartilhavam as postagens racistas dos perfis fakes e acusavam Aécio de estimular isso.
guia mav Boatos, mentiras e fakes: as canalhices do PT Em seguida, os fakes eram apagados. Muito típico! É o método mais vagabundo e sujo de disputar uma eleição que pode ser utilizado em uma democracia.
O cristão que ainda não decidiu seu voto precisa pensar e refletir no que a Bíblia diz sobre o compromisso moral com a verdade que todos os cristãos devemos observar, assim como a conseqüência da mentira:
Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença.  (Salmos 101:7)
O historiador Marco Antonio Villa acredita que Aécio vai experimentar a maior “onda de ataques da história de um 2º turno no Brasil”.Para Villa, a saraivada de mentiras contra o PSDB será ainda pior que a que atingiu Marina Silva:
“O PT é o partido do ódio, da mentira e da calúnia e vai bater muito duro no Aécio.o departamento nazipetista de propaganda já está em funcionamento”
turma do chapeu1 Boatos, mentiras e fakes: as canalhices do PT
Todas as infâmias lançadas contra o tucano comoveu um grupo de jovens mineiros que decidiram se juntar para fazer o site “Aécio da Verdade”, cujo objetivo é exclusivamente o de responder aos boatos espalhados pelo PT.
Detalhe: os jovens (foto), não recebem nada do PSDB, ao contrário de tantos fakes e MAVS que operam de Prefeituras petistas.
Os voluntários da verdade contra a mentira declararam:
Assistimos perplexos o fuzilamento protagonizado pelo Partido dos Trabalhadores contra Marina Silva no primeiro turno e sabíamos que a artilharia contra Aécio seria mais pesada e mais suja. [...] Diante do cenário  e com vontade de contribuir para uma campanha mais limpa, nos munimos das únicas armas que temos para o contra-ataque: boas ideias e mobilização.
Além disso, foi necessário um vídeo para o whatsapp em que Aécio Neves pede que as pessoas se informem e não aceitem boatos. Em poucas horas a gravação atingiu centenas de grupos e o site começou a receber milhares de visitas e chamar atenção da imprensa.
Oficialmente, os petistas agora reclamam do ódio (que eles próprios plantaram). Falam em não suportar mais o clima de divisão (que eles semearam na última década).
Tudo isso são os frutos de um governo que dividiu os brasileiros e de um partido forjado na mentira que ataca seus adversários pelas costas. As trevas odeiam a luz.
PS.: Aqui você se vacina contra outras mentiras petistas.


* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva
 responsabilidade dos respectivos autores e não refletem, necessariamente,
 a opinião do Gospel Prime.

[OFICIAL] Marina Silva declara apoio a Aécio Neves.

Travesti critica ativistas gays, afirma que há violência entre homossexuais e defende a família: “Nasci de uma”; Assista




Publicado por Tiago Chagas em 10 de outubro de 2014 

Travesti critica ativistas gays, afirma que há violência entre homossexuais e defende a família: “Nasci de uma”; Assista

Um travesti publicou um vídeo com críticas ácidas aos ativistas gays e suas pretensões de acabar com o conceito de família. O vídeo, com pouco menos de quatro minutos, tem repercutido nas redes sociais.

O travesti, que se identifica como Talita Oliveira, afirma que é contra leis específicas contra a homofobia pois a legislação brasileira trata a todos de maneira igual e que muitas das mortes que ocorrem entre homossexuais é fruto de desavenças entre eles próprios.

“Aos LGBT que acham que estou errada, só tenho uma coisa a dizer: lamento por vocês. Na Constituição brasileira, o artigo 5 diz que todos nós somos iguais, sem distinção de raça, cor, credo, ou tudo aquilo. É só a lei e as autoridades fazer funcionar o artigo 5 da Constituição”, opinou Talita.
Para o rapaz, os ativistas gays escondem que há violência entre os próprios homossexuais e que a sociedade como um todo precisa de mais segurança, não apenas a comunidade LGBT.

“Vocês não tem que dizer quem eu devo ou não devo apoiar. Sabe porquê? Porque dentro do meio LGBT a marginalidade é muito grande. Vocês são pior (sic) do que os heterossexuais. Tá vendo isso aqui [nesse momento, Talita mostra uma cicatriz]? Foi uma facada que eu levei por causa de um travesti. Não foi heterossexual e nem homofóbico.

Essas coisas vocês não botam na mídia. Eu não sou revoltada, sou muito bem atualizada. Só que eu não posso defender o grupo LGBT e deixar meu pai, minha mãe, minha irmã, minhas sobrinhas correndo perigo como estão. A criminalidade está à solta para todos nós. Não é só para LGBT não”, opinou.

Alvo de críticas por conta de suas opiniões contrárias às requisições dos ativistas gays, o travesti também comentou as declarações de Levy Fidelix, candidato do PRTB à presidência da República que afirmou que “dois iguais não fazem filhos”: “Vou defender sim a família. Sabe por quê? Porque nasci de uma. Eu não nasci de dois homens não. Recadinho pra vocês que não gostaram do que o Fidelix disse: imagine se vocês ouvissem minha mãe e meu pai…

Sou filha de um paraibano com uma pernambucana. Quando eles abriam a boca, era para sair de baixo, viu? Deixem de frescura e vamos reivindicar o que está faltando” 











ESTA ELEIÇÃO É MAIS DO QUE A ESCOLHA DE UM PRESIDENTE...VEJA PORQUÊ! Posted: 10 Oct 2014 06:54 PM PDT





Não temos opção. Ou vota-se em Aécio, ou Dilma terá mais quatro anos na presidência. E isso poderá significar o fim da democracia no Brasil. Dilma, Lula, e os seus auxiliares já deram mostras de que não suportam nem pensar em alternância de poder. 

De que querem silenciar a imprensa, para ficarem livres para fazerem o que quiserem, sem
que o povo fique sabendo dos seus malfeitos. De que têm preferência pelo regime governamental de Cuba, da Venezuela, e de outros países de governo ditatorial. De que preferem apoiar os terrorristas muçulmanos. E que não têm compromisso com a verdade. 

Por isso podem dizer que não sabiam de nada com relação ao mensalão e ao roubo milionário contra a Petrobrás. Para eles, os fins justificam os meios. 

Portanto, dar mais quatro anos à Dilma é correr um risco muito grande de que não haverá volta. Ela irá preparar o caminho para que Lula fique mais oito anos no poder. E adeus democracia. 

É por isso que pessoas como eu e outros, que em eleições normais não se exporíam pedindo votos, desta vez estamos alarmados, e pedindo para que votem em Aécio. 

Ele não é o salvador da pátria. Não conseguirá fazer milagres com relação à economia, segurança, saude, educação, etc. 

Mas é a chance que temos para impedir que Dilma e Lula transformem o Brasil em uma ditadura comunista.

Pastor Jonathan 


Votar em DILMA pode dar nisto: Morales candidato ao TERCEIRO MANDATO e depois será como CUBA Posted: 11 Oct 2014 09:39 AM PDT




Evo Morales em busca de vitória esmagadora para governar Bolívia sem oposição



AFP - Agence France-Presse
Publicação: 11/10/2014 12:40 Atualização:


O presidente boliviano, Evo Morales, chega às eleições de domingo como claro favorito nas pesquisas para conquistar um terceiro mandato (2015-2020) e com o desafio de conseguir votos suficientes para garantir a manutenção da maioria absoluta no Congresso e impulsionar reformas sem a oposição.

As últimas pesquisas apontam que vencerá as eleições no primeiro turno com 59% dos votos, contra 18% do empresário centrista Samuel Doria Medina e 9% do ex-presidente liberal Jorge "Tuto" Quiroga, em uma eleição na qual seis milhões de bolivianos estão registrados para votar.
Apesar da clara vantagem de mais de 40 pontos, Morales direcionou todos os esforços para aumentar a distância e garantir a hegemonia na Assembleia Legislativa Plurinacional, como nos últimos cinco anos de gestão.

Seu objetivo, segundo ele, é alcançar 80% dos votos válidos e evitar o chamado "voto cruzado".

Nas eleições de 2009, 28% dos eleitores cruzaram seu voto apoiando na presidência Morales, um indígena esquerdista de 54 anos, mas optando por um candidato opositor para a vice-presidência.

Com o controle do Congresso, Morales pode ter carta branca para modificar a Constituição, em particular, como teme a oposição, para habilitar a reeleição presidencial indefinida. A atual Constituição boliviana só permite uma reeleição consecutiva.

Além dos eleitores que residem na Bolívia, o padrão eleitoral está composto por 272.000 bolivianos residentes em 69 cidades de 33 países, que escolherão apenas presidente e vice-presidente.

Nas eleições, ainda estão em jogo 20% de votos de indecisos ou de pessoas que afirmam que votarão branco ou nulo.

Últimos esforços de campanha

Durante a semana de encerramento de campanha dos partidos, Morales buscou aumentar a vantagem atacando duramente seus opositores, enquanto o empresário Doria Medina e o ex-presidente "Tuto" Quiroga contra-atacaram em uma última tentativa de diminuir a distância mostrada pelas pesquisas.

Apesar dos ataques verbais, que prosseguiram nas últimas horas nas redes sociais, depois que entrou em vigor na quinta-feira a proibição eleitoral, a Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou que aguarda uma votação "normal e participativa", segundo o chefe da missão de observadores deste organismo, o ex-presidente da Guatemala Alvaro Colom.

"Eu esperaria um processo normal e muito participativo, ao estilo boliviano, que teve grandes avanços nos últimos 20 anos", afirmou Colom.

O principal postulante da oposição, Doria Medina, questionou duramente a intervenção da OEA e disse que sua observação das eleições não será imparcial.

Já uma renomada empresa de refrigerantes, acusada pelo governo boliviano de incorrer em "ato abertamente político" ao aumentar seus preços pouco antes das eleições gerais, voltou atrás, anunciou um diretor da empresa.

"Deixamos congelada a medida para poder, de maneira conjunta, revisar este tema com as instâncias governamentais", declarou o gerente da 'Embotelladoras Bolivianas' (Embol), Jaime Tapia, depois de se reunir com as autoridades. 

Anteriormente, a ministra de Desenvolvimento Produtivo, Teresa Morales, considerou que "a medida (do aumento de preço) da Coca-Cola cai em um ato abertamente político e um atentado contra o bolso dos bolivianos, por lançar esta medida a dois dias das eleições gerais".

A empresa havia decidido aumentar o equivalente a 0,08 e 0,11 dólar por garrafa.

Da resistência ao apoio

Depois de enfrentar uma dura resistência em seus primeiros anos de governo, que quase chegou à guerra civil em 2008, Morales, primeiro presidente indígena da Bolívia, conseguiu subjugar os embates da oposição, concentrada especialmente em Santa Cruz, motor econômico e a região mais rica do país.

Os analistas não descartam que ele pode triunfar pela primeira vez neste difícil reduto e superar 50% dos votos. Há cinco anos obteve 42%.

Morales apoiou sua campanha eleitoral nas conquistas econômicas de sua gestão, que converteram a Bolívia em um dos países com maior crescimento da região, e medidas como a nacionalização dos hidrocarbonetos em 2006, que deram recursos consideráveis ao Estado e permitiram melhorar a distribuição da renda em benefício dos setores populares.

A oposição atacou as áreas mais fracas do governo, como a insegurança, o crescente tráfico de drogas, a pobreza extrema na ordem de 20%, o desemprego juvenil e sua aliança com Venezuela, Cuba e Irã.

Morales chegou ao poder em 2006 com 54% dos votos e após a aprovação de uma nova Constituição, em 2009, revalidou o cargo em novas eleições nas quais obteve 64% dos votos para o período 2010-2015.

ADENDO ADHT: Cuidado, amigos. É assim que os comunistas agem para destruir uma democracia. O Brasil está correndo este risco se eleger DILMA para um segundo mandato, pois quando acabar o mandato dela, Lula pode ser facilmente eleito e voltar á Presidencia por mais OITO anos, ficando o PT mais 12 anos no poder. Tempo suficiente para preparar o terreno para implantação do COMUNISMO BOLIVARIANO no Brasil.

Já foram 12 anos de roubalheira e falcatruas impostas pelo PT e seus partidos coligados. Precisamos interromper este processo agora. NÃO VOTE EM DILMA.

Follow by Email

DIAS DO BLOG ON LINE.